Facebook Twitter RSS
magnify
Home Sem categoria Ar-condicionado ou janela aberta: Qual realmente economiza mais combustível?
formats

Ar-condicionado ou janela aberta: Qual realmente economiza mais combustível?

Com os dias cada vez mais quentes, a dúvida entre ar-condicionado ou janela aberta parece não existir mais entre os motoristas brasileiros. Basta o sol esquentar para logo pensarmos em ligar o ar-condicionado do carro e manter o ambiente mais agradável.

No entanto, uma simples lembrança sobre o preço dos combustíveis faz com que o questionamento volte a ganhar espaço na mente dos motoristas que constantemente frequentam as bombas dos postos de combustíveis .

Apesar do aumento significativo da temperatura ambiente, o preço do álcool, gasolina e diesel seguem aumentando e quem quer economizar combustível precisa levar alguns fatores em consideração antes de ligar o aparelho de ar-condicionado.

Focados em economizar combustível de todas as formas, muitos motoristas optam por manter os vidros abertos a se “refrescar” com o ar gelado, já que é de conhecimento de todos que o ar-condicionado compromete o desempenho e exige uma maior aceleração para manter o desempenho em alguns momentos e como consequência, consomem mais combustível.

Mas será mesmo que o ar-condicionado exige um consumo maior de combustível a ponto de abrir as janelas ser a melhor opção incontestável?

Pesquisas indicam que…


As dúvidas entre ar-condicionado ou janela aberta motivaram um estudo encabeçado pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE), nos Estados Unidos.

O resultado? Dirigir com o ar-condicionado ligado é a melhor maneira de economizar combustível, mas em alguns casos pode não ser a opção mais indicada.

Já explicamos.

Existe um fator que pode influenciar na decisão: o deslocamento de ar. Quando o ar-condicionado está ligado, o vento do lado de fora do carro encontra o vidro fechado e segue o seu caminho.

Por outro lado, deixar a janela aberta é dar abertura para que o vento entre no carro e crie o arrasto aerodinâmico, que ocorre quando o vento entra pela janela do carro e cria uma resistência, como se fosse um paraquedas freando o carro.

Como isso, a melhor opção entre ar-condicionado ou janela aberta vai depender da velocidade que você está. Quanto menor a velocidade menor a influência da resistência do ar.

O consumo em números (%)

Segundo um seriado de TV americano, o Mythbusters, o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível em cerca 10%.

Em contrapartida, se um veículo roda com velocidade superior a 70 km/h e com os vidros abertos o gasto também será em torno de 10% ou mais.

Esse aumento no consumo quando os vidros estão abertos se devem ao chamado arrasto aerodinâmico, conforme citamos acima.

É como se o veículo estivesse com um paraquedas freando o veículo e, consequentemente, aumentando o consumo de combustível do carro.


Conclusão:

Baseado no estudo realizado pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE), se você trafega em velocidades inferiores a 70 km/h, vale a pena ficar com os vidros abertos. Se a sua velocidade for acima de 70 km/h, o ar condicionado passa a ser a opção mais econômica para o motorista.

Em resumo, se você está rodando dentro da cidade, respeitando os limites de velocidade, a melhor opção é dirigir com as janelas abertas, pois o atrito com o ar será praticamente nulo e a influência no consumo será tão pouco quanto o atrito. Por outro lado, se você for pegar a estrada e acelerar um pouco mais, certamente a opção do ar-condicionado será mais econômica para você.

Todavia vale lembrar que, pela insegurança que é vivida no trânsito das grandes cidades, a economia gerada com os vidros abertos, em diversos casos não será compensatória diante da exposição ao risco de assaltos.

Portanto, se você trafega nos grandes centros urbanos, áreas mapeadas como de riscos pelos órgãos responsáveis pela segurança ou locais de pouca iluminação durante a noite, por exemplo, e se seu veículo possui ar-condicionado, utilize-o e garanta mais conforto e segurança.

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre qual opção entre ar-condicionado ou janelas aberta realmente economiza mais combustível?

 A Recreio BH é uma grande referência da Volkswagen em Belo Horizonte. Para saber mais informações como esta, nos acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin.

No nosso site você descobre as melhores promoções de carros Volkswagen novos em Belo Horizonte e carros seminovos.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *