Facebook Twitter RSS
magnify
Home Notícias Número de condutores idosos aumenta no Brasil
formats

Número de condutores idosos aumenta no Brasil

Segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado. Conforme os dados do IBGE, em 1980 a população idosa era cerca de 118.562.549 de pessoas e em 2020 essa população deve chegar aos 207.143.243. A Recreio BH quer chamar atenção para o aumento de pessoas da melhor idade que estão dirigindo e merecem todo respeito.

Na contramão dos que alguns pensam, os idosos não atrapalham e nem representam uma ameaça no trânsito. Dados do Detran/SP revelam que apenas 6,2% dos motoristas envolvidos em acidentes possuem mais de 55 anos. Já 27,9% dos condutores que se envolvem em ocorrências de trânsito estão entre 25 e 34 anos e 24,8% entre 18 e 24 anos.

No Japão, país com a maior população de idosos no mundo, as autoridades incentivam esses motoristas a entregar suas carteiras em troca de descontos em alguns estabelecimentos. No Brasil, não existe limite máximo de idade para dirigir. Mas é preciso ficar atento ao espaço de tempo para renovação da CNH: Pessoas com mais de 65 anos devem renovar suas habilitações de 03 em 03 anos. Caso o médico credenciado julgue necessário esse tempo pode ser reduzido.

O Vrum, um dos portais mais respeitados do segmento automotivo, fez duas reportagens com tema: “Terceira Idade no volante”. O blog Vou de Recreio vai repercutir essas matérias para esclarecer sobre a capacidade do idoso conduzir um Volkswagen.

Clique aqui para assistir à matéria do Vrum

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *