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Motor TSI

A Volkswagen oferece em seus carros o motor TSI, que é um verdadeiro ícone automotivo.  Potência, economia e adrenalina descrevem bem o motor.

Ele consegue uma eficiência única, ao combinar performance com prazer ao dirigir. Em relação à economia, o TSI consegue os melhores resultados em relação a consumo energético (MJ/km).  A eficiência também é demonstrada em desempenho, já que os carros que possuem o motor conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

Modelos do TSI

170 TSI
Possui 105 cv e vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, atingindo a máxima de 184 km/h. Ele está presente no up!

200 TSI
Com a premissa de economia, o modelo possui 128 cv de potência e torque máximo de 200Nm. É possível encontra-lo no Novo Polo, Virtus e Golf Comtortline.

250 TSI
Capaz de gerar 150 cv de potência, ele equipa os modelos Tiguan Allspace, Golf Highline e o Golf Variant.

350 TSI
O único capaz de gerar até 230 cv de potência. Equipa os modelos Tiguan Allspace R-line  Golf GTI.

TSI 150cv
Motor 1.4, que além de econômico e rápido, possui 150 cavalos. Equipa o Jetta, Golf e Golf Variant.

TSI 211cv
O mais tecnológico dos modelos, entrega 211 cavalos de potência, e é um dos mais premiados. Está presente no Jetta Highline.

TSI 220cv
Para os amantes de adrenalina, ele tem 220 cavalos e equipa o Novo Passat.

 

O TSI segue a tendência do downsizing: um motor que reduziu de tamanho e aumentou a potência.

Essa fórmula de sucesso é composta por diferentes elementos. O primeiro deles é um motor pequeno, que é mais eficiente por desperdiçar menos energia em atrito; também é mais leve, o que colabora para a redução de peso total do carro.

 

TSI-CAPA

Injeção direta: fundamento da tecnologia TSI.

A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão.

A injeção por alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo – também permite que motores flexíveis em combustível (que podem ser abastecidos com etanol, gasolina ou qualquer combinação dos dois) dispensem sistema auxiliar para partida a frio.

Turbocompressor

Também chamado de “turbo”, o turbocompressor aumenta a massa de ar admitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar. Ao se utilizar turbocompressor, parâmetros como potência, torque e eficiência são aumentados significativamente em comparação a um motor de mesma cilindrada com aspiração natural.

Além de aumentar a potência, o turbocompressor tem a função de poupar energia e gerar mais força – ele aproveita gases de escapamento que seriam descartados, colaborando para reduzir emissões.

Válvula wastegate

A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. Controlada eletronicamente pela unidade eletrônica de controle do motor (ECU), a válvula wastegate deve ser fechada em baixos regimes de rotação de modo a permitir ao turbocompressor receber toda a corrente de gases de escapamento (que atingem altas temperaturas), o que assegura formação de torque consistente.

 

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