Facebook Twitter RSS
magnify
Home Banner Linha do tempo
formats

Linha do tempo

Para dar continuidade à semana do Passat aqui no blog, hoje faremos uma pequena linha do tempo desde a origem até o ano de 1985, mostrando suas modificações ao longo de 11 anos.

1974: Lançamento do Passat nas versões L e LS.
Características: carroceria monobloco, motor dianteiro arrefecido a água, 4 cilindros, 1500 cc, 78 cv de potência, direção retrátil, suspensão dianteira autoestabilizadora, para-brisa temperado, sistema de freio de duplo circuito com ação independente em diagonal. Na frente, a grade de plástico preto une 2 faróis redondos, luzes indicadoras de direção embutidas nas extremidades dos para-choques dianteiros, bloco de lanternas traseiras localizado entre o para-choque e o friso longitudinal. Bancos dianteiros com 3 regulagens de descanso, ficando praticamente na horizontal, painel com uma camada de poliuretano injetado. Apenas em versão 2 portas. 1975 Lançamento da nova versão 4 portas: como no Passat 2 portas possui direção retrátil, suspensão dianteira autoestabilizadora e sistema de freio de duplo circuito de ação cruzada. Mecanicamente não difere em nada do 2 portas. Mesma carroceria compacta com zonas deformáveis de segurança, ângulo de abertura das portas traseiras de quase 70 graus e mecanismo que trava as portas traseiras por dentro para impedir a abertura por crianças.

1976 Modificações: Bancos mais confortáveis, faixa central imitando madeira colocada no painel e eliminação dos frisos cromados. Lançamento da nova versão TS (Turismo Super) com 1600 cc, 96 cv de potência bruta e rodas e pneus mais largos.

1977 Modificações: novo sistema de marchas, engatadas com maior facilidade, alavanca de mudanças menor e ar-condicionado opcional. Na versão TS, novas faixas laterais em preto, fixadas na parte inferior, uma delas é mais larga incorporando o emblema “TS”.

1978 Modificações: placa da buzina redesenhada, alteração do mecanismo do encosto dos bancos dianteiros facilitando o acesso a banco traseiro (para a versão 2 portas), suportes para os cintos de segurança. Opcional: desembaçador do vidro traseiro com acionamento por tecla no painel. Lançamento da nova versão SLE, com um alto padrão de luxo e desempenho. Características: motor 1600 cc, rodas e pneus mais largos iguais ao TS, painel de instrumentos e console iguais ao TS, faróis com lâmpadas halógenas e lâmina de borracha em todo o para-choque. Opcional: ar-condicionado, apoio de cabeça para bancos dianteiros, descansa-braço retangular no centro do banco traseiro escamoteável, 2 apoios de cabeça para o banco traseiro e luz de leitura direcional. Lançamento do Passat Surf, uma nova versão com motor 1.5 arrefecido a água, 2 portas e acabamento exclusivo mais alegre e esportivo.

Passat 78

1979 Lançamento do Novo Passat: frente reestilizada com nova grade frontal, faróis retangulares, luzes direcionais envolventes, para-choques redimensionados, espelhos retrovisores externos em preto. Interior: volante de menor diâmetro e totalmente espumado, novos revestimentos das portas e laterais, bolsa porta-objetos e novo descansa braço nas portas dianteiras, bancos mais anatômicos e nova manopla da alavanca de câmbio.   Acabamento monocromático, exceto para a versão Surf e “spoiler” para a versão TS. Novidade: motor a álcool refrigerado a água, com desempenho similar, garantia e plano de manutenção (inclusive troca de óleo) iguais ao motor a gasolina).

1980 Modificações: acabamento interno monocromático de série para as versões LS, TS e LSE azul (nova tonalidade), preto e marrom. Novo apoio de cabeça regulável e removível para os bancos dianteiros, opcional para LS e LSE e de série para TS e Surf. Novo pino-trava nas portas em formato cônico.

1981 Novidade: motor 1.6 para a versão LS a álcool. 1982 Modificações: motor 1.6 para as versões LS (2, 3, e 4 portas) também a gasolina e sistema “life-time” para a transmissão, que elimina a necessidade de trocas de óleo periódicas. 1983 Modificações: frente mais agressiva com 4 faróis retangulares com lâmpadas halógenas, grades modificadas, “spoiler” dianteiro e frisos laterais de borracha altos e largos, ponteiras dos para-choques, motor com maior desempenho e menor consumo de combustível, elevação do torque a baixas rotações (até 15% em circuito urbano), maior autonomia com o novo tanque de combustível de 60 litros, inclusão do motor 1.6 com carburador de 2 estágios e tubulação de retorno ao tanque de combustível excedente e pistões redesenhados. Novo câmbio com relações de marchas longas (opcional no LS e GLS).
Lançamento das novas versões GLS e GTS.

1984 Novos nomes de modelos: Special, LS Village, GTS Pointer e LSE Paddock.
Características: partida automática a frio nas versões a álcool, banco do motorista com regulagem de altura nas versões GTS e LSE, teto solar (opcional no GTS Pointer), novo revestimento interno e novas cores.
Special: preço mais competitivo, ventilação forçada com 2 velocidades, limpador do para-brisa com temporizador, lavador com bomba elétrica, bancos dianteiros reclináveis e servo-freio.
LS Village: buzina caracol dupla, desembaçador do vidro traseiro, espelho retrovisor externo esquerdo com controle interno, pneus radiais 175/70 SR 13 e aquecimento. GTS Pointer: aquecimento, antiembaçante, bancos Recaro com regulagem de altura, reclinador e apoios de cabeça, rádio AM/FM stéreo, vidros verdes com para-brisa degradê, espelhos retrovisores externos com controle interno, ignição eletrônica, rodas de alumínio tala 5 com pneus radiais de aço, faróis halógenos, console central com vários instrumentos suplementares, cintos automáticos e como opcionais: teto-solar, rádio toca-fitas stereo e ar-condicionado.
LSE Paddock de 4 portas: quase os mesmos equipamentos de série que o GTS Pointer mais luzes de leitura individuais para os passageiros do banco traseiro, bolsa porta-revistas e apoio central e escamoteável no banco traseiro.
Lançamento da série especial Sport com motor 1.6 a álcool e caixa de câmbio tradicional de 4 marchas.
Lançamento do GTS Pointer 1.8: motorização idêntica à do Santana, freios novos, suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas esportivas de liga-leve tala 6, pneus radiais de aço série 60 (185/60 HR14), vidros verdes com para-brisa degradê, antiembaçante no vidro traseiro, espelhos retrovisores externos com controle interno, faróis com lâmpadas halógenas e spoiler dianteiro, bancos dianteiros Recaro com regulagem de altura para o do motorista, banco traseiro com apoio de cabeça e descansa braço central escamoteável, aquecimento interno, volante espumado, rádio AM/FM stereo, cintos de segurança automático e versões a álcool e a gasolina.

1985 Lançamento do Novo Passat: com novidades tecnológicas e estéticas, desde o painel inteiramente novo até o para-choque de poliuretano.
Características: transmissão de 5 marchas, motor 1.8 para o GTS e novo para-choque de peça única (mais largo e resistente), para-choque dianteiro incorporando o “spoiler”, as luzes indicadoras de direção e as aberturas de ventilação. Motor 1.6 para as versões Special e LS Village, novas lanternas traseiras com estrias pretas horizontais e 4 faróis dianteiros com lâmpadas halógenas. Para o LS Village e o GTS Pointer: espesso friso protetor lateral e para o GTS faixa decorativa em degradê e substituição de peças cromadas por acabamento em preto fosco. Painel com instrumentação completa nas 3 versões, com indicador de consumo, relógio digital, voltímetro, marcador de temperatura do óleo do motor e conta-giros. Novo volante (diferenciado para o GTS), rádio tipo “flat-nose”, 4 alto-falantes, antena elétrica automática quando há toca fitas, acendedor de cigarros, cinzeiro, cintos de segurança de recolhimento automático de 3 pontos para os bancos dianteiros e duplo travamento. Teto solar e ar-condicionado opcionais. Bancos Recaro para a versão GTS.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *