A Volkswagen está sempre lançando modelos novos. Agora em 2012, os mais esperados e comentados por aí são o Passat CC e uma nova versão do Beetle.
O Beetle 2012 – que perde a palavra “New” em seu nome de batismo – ganhou formas mais musculosas, para deixá-lo mais esportivo e, de quebra, conquistar a simpatia do público masculino. De fato, olhando com mais atenção nota-se o esforço dos designers em fazer o Beetle parecer mais encorpado sem perder as referências nostálgicas de lado, como a BMW fez bem como o MINI Cooper.
Na frente, os faróis arredondados estão mais largos e podem ser equipados com iluminação bi-xenon e LEDs, itens cada vez mais presentes nos lançamentos mundiais. Olhando de lado, o Beetle 2012 se destaca pelo para-brisa recuado, o teto reto (inspirado no conceito Ragster, de 2005) e a queda da traseira, que lembra o Fusca original. E por falar na parte de trás, o Beetle substituiu as antigas lanternas redondas por um conjunto em forma de “U” deitado, parecido com as lanternas do Scirocco. No geral, o besouro cresceu: ele está 8,4 centímetros mais largo e 15,2 centímetros mais longo que seu antecessor.
O interior trocou o ar lúdico e as formas arredondadas por uma cabine mais sóbria. Há traços de esportividade no formato do volante e nos três mostradores analógicos no topo do console central, mas os traços do habitáculo aproximam o Beetle da austeridade de seus primos Golf, Passat e Touareg.
O veículo terá três opções de acabamento – Beetle, Design e Sport – e cada uma delas vai contar com revestimentos e itens exclusivos, embora a VW não tenha revelado detalhes. O Beetle pode ser equipado com itens até então inéditos no modelo, como partida sem chave, sistema de navegação por satélite e teto solar panorâmico. Na segurança, o novo modelo faz bonito, com a oferta de controle de estabilidade (ESP) e seis airbags de fábrica. A versão mais luxuosa será equipada também com o bloqueio eletrônico do diferencial (XDS) que equipa a sexta geração do Golf.
A gama de motorizações do Beetle 2012 inclui três propulsores a gasolina (1.2 TSI de 105 cv, 1.4 TSI de 160 cv e 2.0 TSI de 200 cv) e outros dois a diesel (com 105 cv e 140 cv). Nos Estados Unidos, o carro terá também o motor 2.5 de cinco cilindros a gasolina, que gera 170 cv e vai ocupar o papel de versão de entrada na terra do Tio Sam.
Ele deve chegar por aqui no final do ano.
Já o Passat CC R-Line 2012 ficou com visual ainda mais esportivo com a nova grade de ar forntal e luzes auxiliares de neblina redondas, saias laterais, rodas de liga leve de 18 polegadas e outros detalhes no acabamento interno, os quais ainda não foram mostrados.
O modelo vem equipado com o motor V6 3.6 FSI (sistema de injeção direta) com 300 cavalos de potência e 6.600 rpm e 35,6 kgfm de torque entre 2.400 e 5.300 rpm. Em conjunto com a transmissão automática de dupla embreagem DSG Tiptronic de seis velocidades e a tração integral permanente 4Motion, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima.
Com 4,79 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o Passat CC tem capacidade para transportar 452 litros de bagagem. Na lista de itens de série do cupê estão airbags frontais de duplo estágio, airbags laterais e do tipo cortina, freios ABS, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESP), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), forração de couro, volante multifunção esportivo com três raios e detalhes cromados, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória de posição para o banco do motorista, rádio CD-Player MP3 com entrada multimídia para fontes de áudio externo, ar-condicionado Climatronic de duas zonas e apoio de braço central para os ocupantes dos bancos da frente.
Ele já deve estar chegando por aqui
E aí? Qual dos dois você gostou mais? Apresente para os seus amigos compartilhando essa notícia