Facebook Twitter RSS
magnify
Home Notícias Governo corta IPI dos carros
formats

Governo corta IPI dos carros

Publicado em 22 de maio de 2012 em Notícias

Os fabricantes de veículos ganharam do governo um amplo pacote de medidas para reaquecer as vendas. O Ministério da Fazenda anunciou no fim da tarde da segunda-feira, 21, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros e, ao mesmo tempo, corte do custo dos financiamentos, por meio da diminuição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e rebaixamento dos depósitos compulsórios dos bancos – o que, na prática, injetará mais R$ 18 bilhões para crédito no setor, segundo divulgou o Banco Central. Em contrapartida, a indústria se comprometeu a promover descontos adicionais em suas tabelas.
O IPI dos carros foi reduzido por quase três meses, até 31 de agosto. Para modelos 1.0, o imposto cai de 7% para zero, no caso dos enquadrados no regime automotivo, que são os fabricados no Brasil ou importados do Mercosul e México. Para os demais estrangeiros, permanece o adicional de 30 pontos porcentuais e assim alíquota cairá de 37% para 30%.
Até o fim de agosto, os carros com motorização bicombustível etanol-gasolina acima de 1 litro e até 2 litros passam a pagar IPI de 5,5% (era 11%), ou de 35,5% (era 41%) para os importados. Nesta mesma faixa de cilindrada, os veículos com motor gasolina pagarão IPI de 6,5% (era 13%) ou 36,5% (era 43%). No caso de utilitários e comerciais leves, alíquota cai de 4% para 1%, ou de 34% para 31%.
Confira a tabela abaixo

Fonte G1

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *