Facebook Twitter RSS
magnify
Home Notícias Glossário automotivo
formats

Glossário automotivo

O mundo automotivo é cheio de siglas e expressões. Mas será que você sabe o que significa todas elas? Hoje vamos fazer um glossário para te dar a definição dos termos mais usados. Assim, você fica por dentro de tudo que envolve o seu veículo.

ABS
Antilock Brake System, recurso que impede que as rodas travem durante uma freada forte, fazendo o carro derrapar. Quando é acionado, o sistema causa uma vibração no pedal. É utilizado também em motos. Será obrigatório para carros fabricados no Brasil a partir de 2014.

Airbag
Bolsa que é inflada em determinadas situações de colisão, complementando a ação do cinto de segurança. Seu acionamento ocorre quando há uma desaceleração brusca no veículo, um impacto, por exemplo, e não depende da deformação da carroceria. O ângulo da colisão influencia. Airbag duplo é um termo geralmente usado para indicar airbag frontal para motorista e passageiro do banco da frente. A partir de 2014, carros fabricados no Brasil terão de sair com airbag duplo. Há outros tipos de airbag como de cortina (lateral, em peça única), de joelho (geralmente para o motorista), etc.

Borboletas
Recurso que permite a troca de marcha por aletas atrás do volante, para carros automáticos ou automatizados; paddle shifts.

Cabriolet
Também conhecido como conversível; tipo de carro cujo teto fixo dá lugar a uma capota retrátil, que pode ser rígida ou de materiais flexíveis, como lona, vinil.

Cavalos
Unidade de potência de um motor mais comumente usada no Brasil. Equivale a 0,98 hp (horsepower) ou 0,73 kw, unidades de medida mais usadas no exterior.

Chassi
Estrutura de suporte do carro, sobre a qual é montada a carroceria. Nela é gravado o Número de Identificação do Veículo, também sinônimo de chassi –nos recalls, por exemplo, as montadoras divulgam os números dos chassis envolvidos.

 

Para ler mais notícias, clique em www.vouderecreio.com.br.  Informações sobre a RecreioBH visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *