Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas Recreio Dicas para reduzir o consumo de combustível
formats

Dicas para reduzir o consumo de combustível

Todo mundo tem a dúvida se é possível economizar combustível em tempos de crise. A resposta é sim! Existem táticas que podem auxiliar em um consumo moderado, e ainda assim evitando desgastes em seu veículo.

É possível economizar até 35% de combustível com alguns cuidados básicos e atenção ao dirigir.

Aceleração e marchas

Acelerar demais é a causa mais comum de aumento de consumo. Cada acelerada desmotivada representa uma injeção de combustível e, sem surpresa, seu dinheiro jogado fora.

Arrancadas bruscas, aceleração em semáforos e o antigo costume de esquentar o carro pela manhã são hábitos desaconselhados.

Manter uma aceleração constante e moderada, deixando o motor trabalhar em rotações adequadas com atenção ao momento certo de trocar as marchas é a melhor forma de economizar. Assim como um carro rodando à 40Km/h com a 5ª marcha, forçar o motor andando aos 100km/h com a 2ª marcha é inadequado e dispendioso.

É possível economizar, ainda, reduzindo a velocidade quando avistar um sinal vermelho, de maneira a evitar a parada completa do veículo, e abandonando o vício da mudança constante de faixa (que demanda ultrapassagens e aceleração).

Condições de circulação

Adotar posturas adequadas em descidas, subidas e em congestionamentos também é determinante para a economia.

Diante de terrenos íngremes uma dica é arrancar com o auxílio do freio de mão, especialmente se você tem dificuldades com o controle de embreagem. Ficar acelerando demais e soltando a embreagem antes do necessário só serve para desgastar os componentes e aumentar o consumo de combustível.

No caso de descidas prolongadas não se esqueça de deixar o carro engatado, já que, além de mais seguro, mantém a lubrificação do sistema de transmissão evitando desgastes desnecessários. E vale lembrar que essa prática, ao contrário do que muitos pensam, não influencia o consumo de gasolina, já que os carros com sistema de injeção eletrônica cortam automaticamente a emissão de combustível com a retirada do pé do acelerador.

Finalmente, diante de congestionamentos, a recomendação é observar o trânsito para manter a velocidade do veículo o mais uniforme possível, dosando a aceleração e o freio de forma a evitar ao máximo as paradas frequentes e frenagens repentinas, bem como otimizar as retomadas de velocidade. E claro, sempre que possível, buscar rotas alternativas.

Já em relação a manutenção do veículo para contribuir na economia de combustível podemos citar os pneus e as velas, veja abaixo.

combustivel-capa0

Pneus

Para economizar é preciso calibrar os pneus a cada 15 dias, com eles ainda frios, tendo rodado no máximo três quilômetros, sempre observando os níveis adequados de pressão na dianteira e traseira para veículos com ou sem passageiros.

As informações sobre calibragem normalmente são encontradas em adesivo na tampa do tanque de combustível ou na porta do carro. Se o seu modelo não vem com o adesivo, consulte o manual.

Velas

As velas são componentes importantíssimos para o adequado funcionamento do motor do carro, já que são elas as responsáveis pela faísca que provoca a combustão da mistura de ar e combustível no cilindro, gerando a energia necessária para o deslocamento do carro.

Se as velas não funcionam corretamente a queima da mistura fica prejudicada, diminuindo a eficiência do motor com consequente aumento de consumo.

As velas devem ser checadas a cada 10 mil quilômetros rodados e substituídas (o conjunto) ao menor sinal de corrosão ou desgaste acentuado ou, ainda, nos prazos previstos pelas montadoras.

Para saber mais informações como esta, nos acompanhe no FacebookInstagramLinkedin e no nosso site você descobre as melhores promoções de veículos.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *