O dia 15 de setembro de 2011 vai ficar marcado por um engavetamento recorde na Rodovia dos Imigrantes, região de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A provável causa do acidente foi a forte neblina quando houve o primeiro choque entre os veículos. Pensando na segurança dos motoristas a Recreio BH elaborou algumas dicas para que você possa guiar seu Volkswagen com total segurança.
Ao enfrentar um trecho com neblina a primeira atitude que o motorista deve tomar é diminuir a velocidade. Recomenda-se que os faróis fiquem posicionados no modo “farol baixo” (a luz alta pode refletir a fumaça e prejudicar ainda mais a visibilidade). Não se esqueça de usar as faixas na pista como guia e em casos mais críticos procure um local seguro para estacionar (nuca pare no acostamento, com baixa visibilidade o carro pode ficar “invisível”).
Antes de pegar estrada verifique se todos os itens de segurança estão funcionando corretamente e faça manutenções regulares no seu Volkswagen. Conjunto de faróis, limpador de para-brisa, sistema de freios e pneus devem estar em boas condições de utilização. Lembre-se que a neblina é formada por gotículas de água e leve em consideração as condições do asfalto.
Veja as dicas da Recreio BH:
- Diminua a velocidade em trechos com neblina;
- Utilize os faróis no modo “farol baixo”;
- Não utilize faróis no modo alto;
- Mantenha a regulagem dos faróis em dia;
- As setas e o pisca-alerta devem funcionar sem falhas;
- Utilize as faixas da pista para se guiar;
- Nunca estacione no acostamento;
- Procure um local seguro (postos de gasolina, policial) caso a neblina esteja forte;
- Mantenha a distância de segurança do veículo que transita à frente;
- Não deixe que a palheta do limpador de para-brisa fique ressecada ou prejudique a limpeza dos vidros;
- Utilize o sistema de ventilação interno do seu Volkswagen.