Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas Recreio Dirigir na enchente: 3 dicas para não ter dificuldades nos dias de chuva
formats

Dirigir na enchente: 3 dicas para não ter dificuldades nos dias de chuva

Dicas para dirigir nas enchentes

A Região Metropolitana de BH vem sofrendo com grande volumes de chuva e, consequentemente, as enchentes e alagamentos.

Tais condições exigem cuidado redobrado dos motoristas que são pegos de surpresa em  regiões muito alagadas.

Saber como passar em alagamento, ou como não deixar o carro morrer pode ser o conhecimento necessário para que você possa evitar prejuízos maiores.

Acender o farol durante as chuvas, ligar o limpador de para-brisa e o desembaçador.são ações básicas, mas é sempre bom lembrar. Nessas situações coisas aparentemente óbvias são esquecidas.


Você sabe como agir em caso de ser surpreendido e ter que dirigir em caso de ruas alagadas?

Para te ajudar, separamos 3 dicas para você dirigir na enchente e evitar problemas no carro e o caos no trânsito provocado pelas fortes chuvas.


1. Não tente enfrentar o alagamento se o nível da água estiver acima do centro da roda de seu carro.

Pedir para evitar a enchente parece óbvio, mas se torna um aviso excencial se o nível da água estiver acima do centro da roda de seu carro.


Se perceber que a água está abaixo do meio da roda, pode seguir o seu caminho. Caso contrário, não insista, encoste o carro e espere o nível da água baixar.

Insistir em entrar em ruas alagadas ou enchentes com o nível da água superando o limite da metade da roda do carro, você assume o risco de entrar água no seu motor e fundi-lo.

2. Evite entrar com velocidade em meio a água

Um dos erros mais comuns em dias de chuvas fortes e alagamentos das ruas e avenidas é entrar com velocidade em na área alagada. Nesse caso o risco é o mesmo da situação citada acima:  você assume o risco de entrar água no seu motor e fundi-lo.

O mais indicado para manter uma direção segura e evitar a entrada da água no motor é engatar a primeira marcha e seguir devagar, mantendo a marcha e uma aceleração constante, até passar pelo alagamento.

3. Não freie o carro após sair da água e mantenha o sistema de ventilação limpo

Levando em consideração que o seu carro estava embaixo d´água, fica fácil imaginar que os freios ficaram muito molhados e, consequentemente,  perderam a aderência necessária para parar o veículo com eficiência.

A dica é frear levemente para eliminar parte dessa umidade, evitando ficar na mão se precisar frear mais à frente.

Além disso, fique atento ao seu ar condicionado. Limpe o sistema de ventilação para evitar a contaminação por fungos, bactérias e outros micro-organismos.

A Recreio BH é uma grande referência da Volkswagen em Belo Horizonte. Para saber mais informações como esta, nos acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin.

No nosso site você descobre as melhores promoções de carros Volkswagen novos em Belo Horizonte e carros seminovos.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *