Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas Recreio Carteira Digital de Trânsito
formats

Carteira Digital de Trânsito

Recentemente lançada pelo Ministério das Cidades em parceria com a Serpro, a Carteira Digital do Trânsito (CDT) une em um só aplicativo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV).

Isso representa uma grande comodidade ao motorista, que não precisará mais carregar os vários documentos em papel, que são de porte obrigatório.  Agora só com seu smartphone, seja ele Android ou iOS, será possível apresentar um QR Code se for solicitado, ou exportar os documentos para formato PDF, com uma assinatura digital.

O aplicativo de modo completo com a versão online do registro do veículo, e a habilitação estão disponíveis no Distrito Federal, mas com previsão de cobrir todo o território nacional até o final deste ano, segundo o Ministério das Cidades.

Para quem já possui o aplicativo somente com a versão digital da CNH não precisa baixar novamente, ele se atualizará sozinho, segundo a Serpro.

Passo a passo para utilizar a Carteira Digital de Trânsito completamente

  • Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone, disponível nas lojas Play Store e App Store.
  • Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
  • Ativar a conta, bastando clicar no link enviado para o e-mail cadastrado.
  • Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br) com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição.
  • Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro. Basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT).
  • Gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN).
  • Adicionar os documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital).
  • Visualizar os documentos adicionados.

chn-digital-crlv

O uso do aplicativo completo já é realizado por cerca de 11 mil motoristas do Distrito Federal.

Recentemente, estados da região nordeste passaram a atender os dois serviços de documentos dentro do aplicativo, e estima-se que a atualização cubra todo o pais muito em breve.

Para saber mais informações como esta, nos acompanhe no FacebookInstagramLinkedin e no nosso site você descobre as melhores promoções de veículos.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *