Facebook Twitter RSS
magnify
Home Banner A Recreio BH explica tudo sobre o IPVA 2012
formats

A Recreio BH explica tudo sobre o IPVA 2012

Começa na próxima segunda- feira, 16 de janeiro, o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores 2012, o IPVA. A Recreio BH te dá todas as informações sobre o IPVA 2012.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, o valor do IPVA para 2012 teve uma redução de aproximadamente 6% em relação a 2011. Porém, a o valor da Taxa de Licenciamento aumentou 6,77% e passa a ser de R$ 66,38. Os proprietários de veículos têm até o dia 2 de abril para efetuar seu pagamento.A consulta do valor do IPVA 2012 MG pode ser feita pelo site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais com ou em alguma unidade de atendimento da SEF/MG ou UAI. Basta portar o documento do carro ou o número do RENAVAM e o número da placa do veículo.

O pagamento do imposto pode ser efetuado de uma só vez, até o vencimento da 1ª parcela, com desconto de 3%. Ele também pode ser feito em três vezes, sem o desconto e com pagamento mínimo de R$ 90 por parcela. Para paga- lo, o proprietário do veículo deve procurar qualquer agência ou terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e HSBC em todo o território nacional. Neste ano a Caixa Econômica Federal também integra a rede arrecadadora do Estado e, em breve, as casas lotéricas também estarão aptas ao recebimento do imposto. Para quitar o IPVA 2012 em algum terminal bancário, basta digitar o número do Renavam – Registro Nacional de Veículos Automotores, que vem impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. O proprietário também poderá utilizar o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto, a Taxa de Licenciamento e o Seguro Obrigatório.

As alíquotas variam de acordo com a categoria do veículo: 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários; 3% para caminhonetes de carga (picapes) e furgão; 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel; 2% para motocicletas e similares; 1% para veículos de locadoras (pessoa jurídica); 1% para ônibus, micro ônibus, caminhão e caminhão trator. Os veículos movidos exclusivamente a álcool têm um desconto de 30% em relação ao mesmo veículo movido à gasolina

O não pagamento do IPVA dentro dos prazos estabelecidos sujeita o proprietário do veículo à multa de 3% ao dia até o 30º dia e multa de 20% após o 30º dia mais juros calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.

Confira abaixo a tabela com os dias dos vencimentos das parcelas do IPVA 2012 de acordo com o número da placa:


 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
1 Comment  comments 

Uma resposta

  1. […] Recreio BH já explicou, aqui no Blog, tudo sobre o IPVA 2012. Hoje o nosso assunto será a Taxa de Licenciamento, pois é justamente nesta época do ano que os […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *