Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas Recreio Entenda a vida útil do motor
formats

Entenda a vida útil do motor

A vida útil do motor é medida em quilômetros, como é de conhecimento dos condutores. Apesar de que algumas pessoas se questionam o porquê dessa vida útil não ser medida em tempo. O ideal seria que os dois dados fossem fornecidos para melhor manutenção.

A quilometragem é utilizada devido ao fato de facilitar a interpretação dos dados para os condutores comuns, que assim se tornam capazes de prever quando o veículo precisará de uma nova manutenção do motor, uma vez que não são especialistas em manutenção veicular.

Curiosidade: Normalmente em veículos que percorrem longas distâncias com uma velocidade constante, como os aviões, por exemplo, é utilizada a métrica de tempo ao invés da quilometragem. Enquanto isso, do outro lado, os tratores que percorrem poucas distâncias por um período longo, também utiliza horas.

Os automóveis possuem um motor que vai de um extremo ao outro, com uma grande variação de velocidades e rotações, percorrendo por longas ou curtas distâncias.  É devido a essa diversificação de características que foi feita a escolha da quilometragem para medir a vida útil dele.

Mas afinal de contas, quanto tempo dura um motor? Qual a quilometragem máxima?

A resposta é vaga para essas perguntas devido ao conjunto de fatores que podem prolongar ou encurtar a vida útil do coração do veículo. Alguns fatores deles são atrelados aos cuidados que o condutor proporciona para o automóvel, e a revisões frequentes e preventivas como, por exemplo:

  • Óleo;
  • Filtros;
  • Microfiltro do ar-condicionado;
  • Fluído;
  • Pastilhas de freios;
  • Água do radiador.

Até mesmo a forma de conduzir pode afetar direta ou indiretamente no tempo que o motor terá de vida, ou a frequência com a qual você utiliza o automóvel. É de se esperar que um veículo que roda todos os dias, para te levar ao serviço, ou seja para levar as crianças a escola e buscar, vai precisar de revisões mais frequentes e pode ter problemas mais frequentes, se não for bem cuidado, do que um veículo que é utilizado em raras ocasiões.

Ainda temos o fator dos itens químicos que você utiliza para alimentar e cuidar do seu motor. Uma gasolina adulterada ou até mesmo o álcool (para tecnologias flex) vai encurtar o tempo que você deve fazer revisões em seu veículo, ou pode prejudicar o funcionamento e te fazer perder todo o motor.

Podemos concluir que a vida útil do motor pode varias a muito ou pouco tempo dependendo quase que exclusivamente dos seus cuidados para com ele. Fazendo revisões adequadamente (revisões essas que não às vezes não passam de uma troca de óleo, o que é extremamente errado e inseguro) você pode prolongar a vida do seu veículo.

Os automóveis antigos estão ai para provar isso! Muitos já rodam há anos e continuam com motores originais e em ótimo estado, confirmando que depende da forma que você irá conduzir e cuidar do motor do seu veículo para prolongar sua vida útil.

Algumas dicas que você pode seguir na forma de conduzir é acelerar com leveza, pois, uma vez que você exige mais do motor, ele será desgastado. Acelerando de maneira gradual, você já evita isso. Além disso, realize as revisões completas e com certa frequência para você possa prevenir problemas futuros.

Confira na Recreio as melhores ofertas de Volkswagen em BH. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para ver mais dicas e curiosidades do mercado automobilístico.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *