Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas Recreio 5 curiosidades sobre consumo de combustível
formats

5 curiosidades sobre consumo de combustível

Muitas pessoas se perguntam sobre o consumo de combustível. Com o preço cada dia mais alto buscamos formas para economizar e descobrir o que causa mais gasto, assim evitamos essas situações para colaborar com o nosso bolso.

Descubra então cinco curiosidades que podem fazer toda a diferença para o seu consumo de combustível.

 

  1. O peso do automóvel afeta o consumo?

Estamos tratando aqui de uma influência direta. Quanto mais peso o veículo comporta, mais combustível será consumido para uma mesa rota e um mesmo estilo de condução. É um pensamento muito simples. Caso você aumente em 20% a massa de um veículo, seja com bagagens ou passageiros, o sistema de propulsão deverá proporcionar uma força de mais 20% nas rodas para que a aceleração seja similar ao que era anteriormente sem o peso a mais.

Se tratando do consumo exato em caros pequenos você tem uma redução de 4,6% no gasto a cada 10% de peso a menos na massa do veículo. Já em carros médios essa diminuição fica em 4,1%.

 

  1. O tamanho das rodas e pneus pode alterar o consumo de combustível?

Essa é uma curiosidade interessante! Muitos condutores gostam de alterar as rodas que veem com o veículo, entretanto essa troca muitas vezes pode sair mais caro do que pensamos. Com uma roda de circunferência menor do que veículo precisa ela terá que dar mais voltas para completar a mesma distância percorrida quando comparada com a média normal.

Se a roda e o motor precisam rodar mais vezes consequentemente o consumo será maior, sem falar do hodômetro que vai marcar uma distância maior do que deveria, e do velocímetro, que registrará uma velocidade mais elevada.

 

  1. Dias frios aumentam o consumo do veículo?

A resposta para essa curiosidade é sim! Com o inverno ou em dias muito frios, o consumo de combustível é maios do que em dias comuns e frescos. A quantidade necessária de ar-combustível para que a combustão ocorra, chamada de estequiométrica, na gasolina é em torno de 14,6:1, ou seja, são necessários 14,6 gramas de ar para 1 grama de combustível. Em dias frios, a densidade do ar aumenta, exigindo mais gasolina para a combustão completa.

Ainda existem outros fatores que podem contribuir em dias assim para que o gasto seja maior como a pressão dos pneus que cai a cada 6ºC, o que aumento o atrito no rolamento. Dias frios também fazem com que o motor precise de mais energia para chegar à temperatura normal de trabalho.

 

  1. O consumo aumenta na estrada quando viajamos na chuva?

Dependendo da chuva o consumo pode ser afetado, sim. O que é o caso de um temporal, por exemplo. Mas se a chuva for leve, a lâmina de água formada no asfalto a ser vencida pelos pneus não é significativa. Já nas chuvas fortes o esforço para remover a camada de água que se forma sobre a pista se torna uma resistência a mais a ser vencida, o que vai aumentar o consumo de combustível de forma relevante.

 

  1. Usar p ar quente também aumenta o gasto?

O aquecedor da cabine irá se aproveitar da água que já está quente no sistema de arrefecimento. Desse jeito não há mais gato de energia para gerar calor. Quando o condutor utiliza o termostato, o fluxo de água do ventilador para os tubos do sistema de ar interno, aproveitando o calor armazenado pelo funcionamento normal do propulsor.

 

Com essas curiosidades você pode melhorar ainda mais a sua economia de combustível. Acesse nosso site para encontrar veículos econômicos que te ajudarão ainda mais nesse detalhe. Acompanhe nosso Facebook para saber de mais curiosidades, dicas, e outros do mercado automobilístico.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *