Facebook Twitter RSS
magnify
Home Dicas Recreio 10 itens que o motorista pode checar
formats

10 itens que o motorista pode checar

Conferir alguns itens do seu veículo pode manter sua segurança, além de prevenir possíveis danos ao seu veículo. A manutenção periódica em locais especializados é imprescindível, entretanto existem itens que você mesmo pode verificar antes de botar o pé o na estrada, mesmo não sendo um expert da mecânica.

Água

Esse é um item imprescindível de ser checado antes de viagens ou de qualquer destino cotidiano. O nível da água deve estar sempre no indicado. Por isso deve-se abrir o capô e fazer uma observação pelas linhas de marcação dentro do reservatório de água. É importante que a água esteja entre a marcação mínima e a máxima. Caso ela esteja abaixo do mínimo, complete com o motor frio.

meuautomovelrevisao1

Óleo

Assim como água você deve verificar o nível do óleo. Esse item que atua de forma conjunta com o motor é de extrema importância para o seu veículo. Ele não deve estar abaixo da marcação mínima. Sua verificação ocorre pela vareta. Limpa-se os resíduos e, novamente, observa-se se a marcação do óleo do carro encontra-se pelas marcações de mínimo e máximo. A medição deve ser feita sempre com o motor frio e com o carro em local plano.

meuautomovelrevisao2

Estepe

Um item para situações adversas que nunca deve estar em situações precárias. A pressão ideal para o estepe vem no manual do veículo. Em alguns modelos há uma etiqueta com essas informações na coluna central do carro.

pneu-estepe

Extintor

Verifique sempre se o extintor está no local proposto para ele dentro do veículo e, principalmente, se está dentro do prazo de validade.

extintor-de-incendio-carro

Luzes

Você deve testar todas as luzes do seu veículo antes de pegar estrada. Os piscas, a luz de freio, a ré, o alerta, a iluminação traseira, os faróis alto e baixo devem ser sempre testados.
qr-705-carro-cronos-07

Itens de Emergência

Esses itens como o macaco de suspensão, o triângulo de sinalização e da chave de roda do veículo são de extrema importância. Eles irão te auxiliar em situações problemáticas e podem preservar sua vida, como por exemplo o triangulo de sinalização faz. Portanto cheque sempre a presença deles em seu veículo.

triangulo-motorista-seguranca-estrada3-3504x1971

Freio de Mão

É necessário que o freio de mão esteja sempre regulado. Caso ele estale duas ou três vezes quando for puxado e o carro ficar completamente estático, é sinal de que está tudo bem. Qualquer consequência diferente você deve procurar um mecânico.

freio-mao

Volante

Antes de fazer um percurso longo, faça um teste com o carro e repare se há trepidações pelo volante. Se houver, o carro pode estar desbalanceado. Fique atento caso o veículo puxar para um dos lados, se ele fizer isso ele está desalinhado. Nos dois casos recomendamos a manutenção em uma oficina.

img

Palhetas

Este item pode ser verificado e forma visual. As partes de borracha das palhetas não podem estar ressacadas e nem cortadas. É importante lembrar que em caso de chuva forte elas serão de grande utilidade para você.

para-brisas

Pneus

Esse é um item que não pode estar em situações ruins, uma vez que é vital para o veículo. Todos os quatro pneus devem ser observados de perto, é importante que eles não estejam gastos.

kit-4-pneus-barum-aro13-17570r13-82t-brillantis-2-D_NQ_NP_666975-MLB26035770104_092017-F

Fique sempre atento aos itens que você pode verificar sem a necessidade de um mecânico. Isso pode fazer total diferença para prevenção de acidentes e danos. Mas lembre-se que a manutenção e revisão periódica do seu veículo em oficinas especializadas é necessária.

Confira em nosso site as melhores condições para você adquirir o seu Volkswagen 0 Km. Acompanhe nosso Facebook para saber mais dicas para o seu automóvel.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *