Facebook Twitter RSS
magnify
Home Cultura Volkswagen no Brasil: Primeiros modelos
formats

Volkswagen no Brasil: Primeiros modelos

Em comemoração aos 65 anos de Volkswagen no Brasil, vamos relembrar os primeiros sucessos da marca. Iniciando as produções foram o Volkswagen Fusca e a Kombi.

Ainda não existia fabrica no país, então só era realizada a montagem dos veículos. As peças eram trazidas direto da Alemanha para o até então galpão com doze funcionários. O primeiro carro montado foi o Volkswagen Fusca e posteriormente passou para a montagem da Kombi. No total, 2.820 veículos foram construídos no armazém, sendo 2.268 Fusca e 552 Kombi

Com a alta demanda, a marca decidiu criar então sua primeira fábrica no país.

O Fusca era um carro de duas portas, com design arredondado e de baixo custo. O veículo passou 24 anos como o mais vendido e foi reconhecido como o carro do povo. Durante todo seu período de fabricação, ele passou por mudanças que vão desde melhorias na parte mecânica, como também modificações no visual, que passou de janela única, para dupla, voltou a ser única, perdeu linhas laterais, ganhou novas e por aí vai. As vendas chegaram a mais de 3 milhões de unidades, tendo sua produção parada em 1993.

Abaixo temos imagem da linha de montagem do veículo

21

Já a Kombi, foi a primeira “perua” do Brasil, chegando a marca de incríveis 1,5 milhões de unidades vendidas. O conceito do veículo é simples: um Fusca para todas as utilidades, ou seja, seguia a linha de design, porem era mais espaçoso e maior, parecendo um mini ônibus para as famílias. O nome Kombi em alemão significa “veículo combinado”. O veículo teve diversas versões, como por exemplo a de 8 portas, 4 de cada lado, sendo esta a mais rara entre os colecionadores. Teve também a versão que mesclava com uma Pick-Up, contendo uma cabine simples. O veículo encerrou sua produção deixando um grande legado no mercado automobilístico.

Abaixo temos imagem da linha de montagem

kombi-linha-de-produção

Esse foram os dois primeiros veículos totalmente produzidos no Brasil, sendo sucesso de vendas no mercado e fortes produtos que foram exportados pela marca. Começava ali o império Volkswagen no país, que hoje acumula cerca de 23 milhões de produtos produzidos, além de inúmeros programas socioambientais e recorde de concessionárias.

Para saber mais informações como esta, nos acompanhe no FacebookInstagramLinkedin e no nosso site você descobre as melhores promoções de veículos.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *