Facebook Twitter RSS
magnify
Home Cultura Espaços culturais destacam-se no entorno da praça
formats

Espaços culturais destacam-se no entorno da praça

Publicado em 6 de dezembro de 2011 em Cultura

Uma praça, localizada em torno de importantes espaços culturais de Belo Horizonte. Você pode até pensar que estamos falando da Praça da Liberdade, mas não é. A praça em questão é a Praça da Estação. Localizada na região central da capital mineira, é cercada por espaços culturais ainda pouco conhecidos.

Centro Cultural da UFMG, Espaço CentoeQuatro, Casa do Conde/Funarte, Museu de Artes e Oficios e ainda a sede do Grupo Espanca e a Serraria Souza Pinto são alguns dos equipamentos culturais disponíveis na região.

O Espaço CentoeQuatro, instalado em um edifício tombado, bem em frente a Praça da Estação, se apresenta como ponto de convergência cultural no hipercentro. Com galeria, cinema, café e um espaço multiuso, tem como objetivo a geração de conteúdo interdisciplinar, a difusão da arte e a democratização do acesso ao conhecimento e aos bens culturais. Recebe em seu espaço, festivais de música, mostras de cinema, exposições, seminários, etc.

É só atravessar a rua que se chega ao Centro Cultural da UFMG. O casarão rosa, bem na esquina da Rua da Bahia com Santos Dumont,  recebe exposições, mostras de cinemas, peças de teatro, oficinas, entre outros. Criado em 1986, seu objetivo é promover, produzir e divulgar cultura, atuando em todas as suas esferas, participando diretamente do movimento cultural de Belo Horizonte.

Do outro lado da Praça, um museu que conta a história do trabalho no Brasil. O Museu de Artes e Oficios, tem um acervo composto de 1.830 peças, que mostram a riqueza da produção popular: os fazeres, ofícios e artes que deram origem às profissões contemporâneas. Trata-se de um amplo painel da história do trabalho e das relações sociais no Brasil, nos últimos três séculos. Além da exposição do acervo permanente, o MAO desenvolve projetos como Oficio da Música e da Palavra, que levam convidados para apresentar seus trabalhos e debater com o público. Gerido pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez  o museu tem entrada a  populares e no sábado a entrada é franca.

Bem pertinho dali está a sede da Funarte em Minas Gerais. O espaço recebe mostras espetáculos de artes cênicas e de música,  e exposições de artes visuais. Além disso, o espaço possui uma livraria, onde estão disponíveis, para compra ou pesquisa, as publicações lançadas pela instituição.

Por fim, bem debaixo do Viaduto de Santa Tereza há também a sede do Grupo Espanca, que além de abrigar as atividades do grupo, o espaço está aberto a apresentações de espetáculos e eventos de arte contemporânea. Do outro lado da rua, a Serraria Souza Pinto, espaço da Fundação Clóvis Salgado, recebe os mais variados eventos culturais.

Se não conhece algum desses espaços, fique de olho em nossa agenda e aproveite o que a cidade nós oferece!

Informações:

Espaço CentoeQuatro

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta das 14h às 24h

Informações: (31) 3222-6457

Email: contato@centoequatro.org

Centro Cultural da UFMG

Horário de Funicionamento:

Segunda à sexta das 10h às 21h

Sábados e domingos das 10h às 18h

Mais Informações: (31) 3409-1090/ 3238-1079

Email: dir@centrocultural.ufmg.br

Museu de Artes e Oficios

Horário de Funcionamento:

Terça e sexta-feira, de 12h às 19h

Quarta e quinta-feira, de 12h às 21hs- De 17 às 21hs ENTRADA GRATUITA

Sábado, Domingo e Feriado, de 11 às 17h – Aos Sábados a ENTRADA é GRATUITA.

De terça a sexta, de 9h às 12h – horário reservado exclusivamente para grupos escolares mediante agendamento prévio.

Ingressos: até 30 minutos antes do horário de encerramento do Museu.

Informações: (31) 3248-8600

Funarte MG

Informações: 3213-3084

funartemg@funarte.gov.br

Local: Rua Januária, 68 – Floresta, Belo Horizonte

Espanca

Endereço: Rua Aarão Reis, 542, Centro,

Informações: (31) 3657.7348

Fonte: Guia da Entrada Franca

 

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *