Uma praça, localizada em torno de importantes espaços culturais de Belo Horizonte. Você pode até pensar que estamos falando da Praça da Liberdade, mas não é. A praça em questão é a Praça da Estação. Localizada na região central da capital mineira, é cercada por espaços culturais ainda pouco conhecidos.
Centro Cultural da UFMG, Espaço CentoeQuatro, Casa do Conde/Funarte, Museu de Artes e Oficios e ainda a sede do Grupo Espanca e a Serraria Souza Pinto são alguns dos equipamentos culturais disponíveis na região.
O Espaço CentoeQuatro, instalado em um edifício tombado, bem em frente a Praça da Estação, se apresenta como ponto de convergência cultural no hipercentro. Com galeria, cinema, café e um espaço multiuso, tem como objetivo a geração de conteúdo interdisciplinar, a difusão da arte e a democratização do acesso ao conhecimento e aos bens culturais. Recebe em seu espaço, festivais de música, mostras de cinema, exposições, seminários, etc.
É só atravessar a rua que se chega ao Centro Cultural da UFMG. O casarão rosa, bem na esquina da Rua da Bahia com Santos Dumont, recebe exposições, mostras de cinemas, peças de teatro, oficinas, entre outros. Criado em 1986, seu objetivo é promover, produzir e divulgar cultura, atuando em todas as suas esferas, participando diretamente do movimento cultural de Belo Horizonte.
Do outro lado da Praça, um museu que conta a história do trabalho no Brasil. O Museu de Artes e Oficios, tem um acervo composto de 1.830 peças, que mostram a riqueza da produção popular: os fazeres, ofícios e artes que deram origem às profissões contemporâneas. Trata-se de um amplo painel da história do trabalho e das relações sociais no Brasil, nos últimos três séculos. Além da exposição do acervo permanente, o MAO desenvolve projetos como Oficio da Música e da Palavra, que levam convidados para apresentar seus trabalhos e debater com o público. Gerido pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez o museu tem entrada a populares e no sábado a entrada é franca.
Bem pertinho dali está a sede da Funarte em Minas Gerais. O espaço recebe mostras espetáculos de artes cênicas e de música, e exposições de artes visuais. Além disso, o espaço possui uma livraria, onde estão disponíveis, para compra ou pesquisa, as publicações lançadas pela instituição.
Por fim, bem debaixo do Viaduto de Santa Tereza há também a sede do Grupo Espanca, que além de abrigar as atividades do grupo, o espaço está aberto a apresentações de espetáculos e eventos de arte contemporânea. Do outro lado da rua, a Serraria Souza Pinto, espaço da Fundação Clóvis Salgado, recebe os mais variados eventos culturais.
Se não conhece algum desses espaços, fique de olho em nossa agenda e aproveite o que a cidade nós oferece!
Informações:
Espaço CentoeQuatro
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta das 14h às 24h
Informações: (31) 3222-6457
Email: contato@centoequatro.org
Centro Cultural da UFMG
Horário de Funicionamento:
Segunda à sexta das 10h às 21h
Sábados e domingos das 10h às 18h
Mais Informações: (31) 3409-1090/ 3238-1079
Email: dir@centrocultural.ufmg.br
Museu de Artes e Oficios
Horário de Funcionamento:
Terça e sexta-feira, de 12h às 19h
Quarta e quinta-feira, de 12h às 21hs- De 17 às 21hs ENTRADA GRATUITA
Sábado, Domingo e Feriado, de 11 às 17h – Aos Sábados a ENTRADA é GRATUITA.
De terça a sexta, de 9h às 12h – horário reservado exclusivamente para grupos escolares mediante agendamento prévio.
Ingressos: até 30 minutos antes do horário de encerramento do Museu.
Informações: (31) 3248-8600
Funarte MG
Informações: 3213-3084
Local: Rua Januária, 68 – Floresta, Belo Horizonte
Espanca
Endereço: Rua Aarão Reis, 542, Centro,
Informações: (31) 3657.7348
Fonte: Guia da Entrada Franca